Rating: 2.8/5 (126 votos)




ONLINE
2








Dicas para o eletricista

Dicas para o eletricista

Interruptores: faça a ligação corretamente

Algumas ligações simples de interruptores residenciais podem gerar dúvidas ou dificuldades. O mais importante é fazê-la da maneira certa e com segurança. Desligue a energia antes de efetuar qualquer manutenção na rede elétrica.

1- Interruptor simples (2 bornes)
Neste interruptor, o fio "fase" deve ser ligado a um dos bornes. Do segundo borne, deve sair o fio que vai até a lâmpada. Já o fio neutro da rede deve sair conduzido direto à lâmpada.

2- Interruptor paralelo (3 bornes)
Conhecido como three-way, tem como função ligar ou desligar uma lâmpada a partir de dois pontos distintos (dois interruptores). O fio "fase" deve ser ligado ao borne central de um dos interruptores. De cada um dos bornes laterais deste interruptor deve sair um fio que irá até cada um dos bornes laterais do segundo interruptor. Do borne central deste segundo interruptor deve sair um fio, o qual deverá ser conectado diretamente à lâmpada.

Proteja-se dos choques elétricos

Estatísticas indicam que no município de São Paulo morrem, por semana, de uma a duas pessoas - não profissionais - devido a choques elétricos.
Confira abaixo algumas dicas para garantir a utilização da eletricidade com segurança absoluta, bastando apenas dispor de proteções corretas.
Todas as instalações devem contar com o condutor terra, os disjuntores normalizados e o Dispositivo Diferencial DR, obrigatório conforme a Legislação e as Normas da ABNT, que faz o corte automático da energia elétrica, salvando a pessoa da morte iminente;
Atenção: com a pele molhada, todas as tensões acima de 25V podem ser mortais.
Diferentemente do que muitos pensam, tanto a tensão como a corrente elétrica são responsáveis pelos casos fatais. A tensão provoca queimaduras e a corrente a paralisação do coração e pulmão.
Esteja atento, VALORIZE AINDA MAIS O SEU TRABALHO PROFISSIONAL, utilize os equipamentos corretos e proteja-se!!

Mini Disjuntores - Recomendações Úteis

  • Os disjuntores de curva B são aplicados na proteção de circuitos de característica predominante incandescentes, chuveiros, torneiras e aquecedores elétricos e tomadas de energia de quartos.
  • Os disjuntores de curva C são adequados a circuitos com aparelhos de natureza indutiva, como lâmpadas fluorescentes, máquinas de lavar, geladeiras, motores de bombas, além de tomadas das áreas de serviço.
  • Em ambos os casos (curvas B e C) os disjuntores protegem integralmente os condutores elétricos da instalação contra curtos-circuitos e sobrecargas.
  • Em circuitos de iluminação e tomadas de quartos e áreas íntimas, utilizam-se condutores com secção mínima de 1,5 mm2 (disjuntor máx. 16A)
  • Em circuitos de tomadas de força em cozinhas e áreas de serviço, aplicam-se condutores com secção não inferior a 2,5 mm2 (disjuntor máx. 25A).